Logo Respel

Livros

R$ 69,00

A PESQUISA E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Este livro é destinado, não só àqueles que estão envolvidos no meio acadêmico, mas também aos que atuam em sala de aula, nos ensinos fundamental e médio. Este material traz questões teóricas básicas com relação a conhecimento, ciência e pesquisa, bem como detalhes quanto à produção de textos científicos (com base nas normas mais recentes da ABNT), além de questões relativas à pesquisa no meio escolar e ao trabalho com projetos (de acordo com os PCN), apresentando vários exemplos para esclarecer as questões de caráter mais prático.

Em seu primeiro capítulo, procura-se tecer considerações sobre o conhecimento, ciências e pesquisa e suas manifestações, em geral no meio acadêmico.

No segundo capítulo, trata-se de modo mais específico dos textos científicos, de suas tipologias, sua estrutura e seus aspectos formais, com base fundamentalmente no que preconizam as mais atualizadas Normas Brasileiras Registradas (NBR), fixadas pela Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT), órgão responsável pela normalização no Brasil.

Talvez possa parecer estranho para alguns que, em um trabalho como este, voltado mais à pesquisa no meio acadêmico, dedique-se um capítulo à pesquisa no meio escolar (do ensino fundamental ao médio). Isso se explica facilmente a partir do momento em que se concebe que a construção do conhecimento científico já começa a formar-se desde tenra idade, resguardadas, é claro, as devidas proporções.

O terceiro capítulo visa, então, a tentar colaborar para que professores e futuros professores dos ensinos fundamental e médio possam ter algum subsídio a fim de que os docentes, juntamente com seus alunos, tenham a possibilidade de constituir-se também em pesquisadores, através do chamado método de projetos.

Os aspectos abordados neste livro, em especial no segundo e terceiro capítulos, procuram ser exemplificados no corpo do trabalho ou no final, nos apêndices e anexos, inclusive com alguns textos na integra. A sua própria formatação, em acertos e detalhes, segue as normas para apresentação de trabalhos acadêmicos, podendo ele mesmo servir como modelo para alguns dos aspectos a se considerar na confecção desses trabalhos. Ressalte-se que, embora os exemplos se relacionem mais às áreas humanísticas, tendo em vista o universo da autora, isso não invalida sua utilidade para pesquisadores de outras áreas.

Este trabalho, no seu conjunto, não tem a pretensão de bastar-se por si só. Assim, espera-se que ele venha a instigar seus usuários a ir adiante, pesquisando em outras fontes aquilo que, de acordo com as suas necessidades mais específicas, esses usuários precisem aprofundar-se na construção de seu conhecimento científico.


Livro Brochura 312 Paginas. 4ª. Edição 2011.

© 2017 | Rêspel Editora - Todos os Direitos Reservados

E-mail: editorarespel@editorarespel.com.br